quarta-feira, 5 de junho de 2013

Proª Alexandra Canalli - Formar cidadãos leitores através do ensino da matemática.

Acho muito interessante trabalhar a história da matemática , pois devemos mostrar para nossos alunos que pessoas que desenvolvem formulas matemática , os grandes filósofos não eram deuses e sim pessoas comuns que até mesmo tinha seus problemas de relacionamentos , segue abaixo uma lista de livros que é muito interessante para se trabalhar a leitura na aula de matemática , espero que gostem.
  • Aritmética da Emília é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1935.Na história, Monteiro Lobato consegue transformar uma matéria tão árida como a Aritmética em uma linda brincadeira no pomar, onde o quadro-negro em que faziam contas era o couro do Quindim.

Neste livro, as crianças aprendem sobre números decimaisfrações, como transformar frações em números decimais, somasubtraçãomultiplicação de números decimais, frações e números mistos e comuns. Aprendem também sobre o mínimo múltiplo comumnúmeros romanosquantidadesdinheiros antigos e de outros países, de onde vieram osnúmeros 123..., números complexos como raiz quadrada, entre outros.
É um livro indicado para crianças entre a 3ª e a 5ª série escolar.
  • Alice no País dos números
Carlo Frabetti
Alice é uma jovem dos dias de hoje que odeia matemática: acha que não serve para nada. Porém, numa viagem fabulosa, ela encontra personagens da história de uma outra Alice, a do País das Maravilhas, e aí tudo muda: a matemática passa a ser a matemágica!



  • O Diabo dos Números - Hans Magnus Enzensberger
Matemática? Aquela montanha de números sem sentido? Aqueles cálculos que não servem para calcular nada? Não, nem pensar. O autor deste livro sobre matemática é um dos maiores poetas contemporâneos de língua alemã - e esse dado já seria suficiente para indicar até que ponto O diabo dos números é original. O livro nega desde o início aquele lugar-comum segundo o qual quem gosta de matemática não gosta de literatura ou, numa outra versão, quem sabe fazer conta não sabe escrever.Robert, o menino do pijama azul, fazia parte dessa maioria que acha os números não só monstruosos, mas também absurdos e inúteis. Um dia, entretanto, ele começa a sonhar com um certo Teplotaxl, um diabo que pinta e borda com a matemática. No total, são doze sonhos, e a cada sonho o tal Teplotaxl faz malabarismos tão interessantes que os números simplesmente deixam de ser malditos. Ficam claros para Robert. Claros e diabolicamente divertidos.

E é isso pessoal precisamos mostrar para nossos alunos que a matemática também pode ser divertida , espero que tenha colaborado.

Um comentário:

  1. http://maevoce.blogspot.com/2013/06/formar-cidadaos-leitores-atraves-do.html

    ResponderExcluir