“Melhor Gestão, Melhor
Ensino”
PLANO DE AULA
7º
ANO/ 6ª SÉRIE
TEMA:
|
- Tratamento
da informação/ Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
|
OBJETIVO:
|
- Levar
o aluno a ler e interpretar tabelas e gráficos,
- Construir e interpretar diversos tipos de
gráficos (barras, linhas, pizza);
- Extrair informações de tabelas e transferi-las aos gráficos.
- Saber
reconhecer situações que envolvam proporcionalidade em diferentes contextos.
|
CONTEÚDO:
|
-
Revisão - Sistema de numeração: Números inteiros e decimais, localização na
reta numérica e proporcionalidade.
-
Interpretação de tabelas, plano cartesiano e sistema de coordenadas.
-
Análise de gráficos.
|
METODOLOGIA:
|
-
Analisar conhecimentos prévios dos alunos.
- Utilizar
narrativas expondo situações do cotidiano para exemplificar e fixar o
conteúdo.
- Leitura
de um jornal ou revista com alguma notícia que traga informações utilizando
gráficos e tabelas;
- Aulas
expositivas e resolução de exercícios,
- Fazer
intervenção pedagógica para sanar as dificuldades existentes, bem como propor
análise de erros .
-
Construção de gráficos e tabelas no aplicativo Excel.
|
TEMPO:
|
- 08
aulas.
|
RECURSOS:
|
- Jornais
e revistas em que apareçam diferentes tipos de gráficos;
- Sala
de Informática (computador com aplicativo Excel);
- Sulfite, lápis, borracha, régua, transferidor e compasso; - Data Show, Lousa e giz. |
AVALIAÇÃO:
|
Formativa,
individual e em equipe.
|
TAREFA:
|
Copiar
no seu caderno o gráfico que aparece na conta de energia elétrica, comparar
as variações de consumo em função dos meses do ano.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário