segunda-feira, 17 de junho de 2013

“Melhor Gestão, Melhor Ensino”

 “Melhor Gestão, Melhor Ensino”
PLANO DE AULA
7º ANO/ 6ª SÉRIE
TEMA:
- Tratamento da informação/ Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

OBJETIVO:
- Levar o aluno a ler e interpretar tabelas e gráficos,
-  Construir e interpretar diversos tipos de gráficos (barras, linhas, pizza);
-  Extrair informações de tabelas e transferi-las aos gráficos.
- Saber reconhecer situações que envolvam proporcionalidade em diferentes contextos.

CONTEÚDO:
- Revisão - Sistema de numeração: Números inteiros e decimais, localização na reta numérica e proporcionalidade.
- Interpretação de tabelas, plano cartesiano e sistema de coordenadas.
- Análise de gráficos.

METODOLOGIA:
- Analisar conhecimentos prévios dos alunos.
- Utilizar narrativas expondo situações do cotidiano para exemplificar e fixar o conteúdo.
- Leitura de um jornal ou revista com alguma notícia que traga informações utilizando gráficos e tabelas;
- Aulas expositivas e resolução de exercícios,
- Fazer intervenção pedagógica para sanar as dificuldades existentes, bem como propor análise de erros .
- Construção de gráficos e tabelas no aplicativo Excel.

TEMPO:
- 08 aulas.

RECURSOS:
- Jornais e revistas em que apareçam diferentes tipos de gráficos;
- Sala de Informática (computador com aplicativo Excel);
- Sulfite, lápis, borracha, régua, transferidor e compasso;
- Data Show, Lousa e giz.


AVALIAÇÃO:
Formativa, individual e em equipe.


TAREFA:
Copiar no seu caderno o gráfico que aparece na conta de energia elétrica, comparar as variações de consumo em função dos meses do ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário