segunda-feira, 17 de junho de 2013

Curso de formação para professores de matemática “Melhor gestão melhor ensino”.


Plano de Aula (Números Racionais) 

TEMA -   CONTEÚDO A SER ABORDADO
·    NÚMEROS E OPERAÇÕES  -  Números Racionais.

1. OBJETIVOS GERAIS
·         Reconhecer as diferentes representações de um número racional; Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados; Reconhecer as representações de sinais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos;  Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais; Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ; Resolver problemas que envolvam porcentagens.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Somar e subtrair frações com denominadores iguais; Utilizar o cálculo de frações no seu cotidiano; 
Reconhecer frações por meio de situações problema; Ampliar o sistema de numeração decimal dos números naturais para os racionais, reconhecendo as relações entre as operações e suas diferentes representações; Compreender o conceito de fração; Estimular a descoberta de equivalência de frações; Estabelecer as relações entre parte/todo, todo/parte e parte/parte; Desenvolver conceitos lógico-matemáticos; Desenvolver estratégias de jogo; Estimular a observação e concentração; Interpretar e produzir escritas numéricas que devem ser expressas por números racionais nas formas fracionárias e percentuais reconhecendo uso no contexto diário; Representar e escrever e operar com números decimais;

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·         As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno. E a partir das mesmas serão ministradas aulas teóricas, explicativas e dentre outras;
·         Apresentação de um Slide falando da importância de estudar os números decimais;
·         Exibição de um vídeo números decimais aula15 mostrando onde os números decimais estão inseridos no cotidiano das pessoas;
·         Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do  aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo; e até mesmo texto sobre a história dos números racionais ;
·         Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números decimais para que os mesmos possam responder oralmente;
·         Discussão/correção colaborativa das atividades (Feedback);
1ª – Atividade:   

Conjunto dos Números Racionais


Os números racionais surgiram da necessidade de representar partes de um inteiro. Durante as inundações do Rio Nilo, no Egito Antigo, as terras que ficavam submersas recebiam muitos nutrientes, dessa forma tornavam-se muito férteis para a agricultura. Quando as águas baixavam, era necessário remarcar os limites entre os lotes de cada proprietário. Por mais eficiente que fosse a medida utilizada, dificilmente ela caberia um número inteiro de vezes na corda, isso levava a utilização das frações.

O conjunto dos números racionais engloba todos os algarismos na forma de a/b, com b ≠ 0, isto é, os números fracionários e as dízimas periódicas (números decimais). O conjunto é representado pela letra Q maiúscula. Observe alguns exemplos de números racionais:

3/5 ou 0,6
4/9 ou 0,4444...
2/11 ou 0,18181818...
1/3 ou 0,33333...
–36/10 ou –3,6

Observações importantes sobre os números racionais.

1º – Todo número inteiro é um número racional. Exemplos:

0 = 0/1 – 6 = – 6/1 2250 = 2250/1 – 500 = –500/1


2º – Todo número decimal exato é um número racional. Exemplos:

7,6 = 76/10 0,5 = 1/2 – 12,8 = 128/10 6,32 = 632/100


3º – Toda dízima periódica é um número racional. Exemplos:

0,444444... = 4/9 0,33333... = 1/3 0,6777777.... = 61/90 –0,344444... = –31/90
2ª – Atividade:   
A professora levará para a sala de aula uma barra de chocolate dividido em  30 quadradinhos, onde estes serão repartidos e colocados em diferentes sacos de papel e depois fechados. 

Um aluno irá abrir um saco e encontrará 6 quadradinhos. a) Que fração do chocolate ele recebeu ? A turma deverá responder - 6/30 . 
Um outro aluno abrirá um outro saco e encontrará 8  quadradinhos da barra de chocolate. b) Que fração do chocolate ele recebeu ?  Somente as meninas da turma deverão responder - 8/30 . 
Um terceiro aluno  abrirá um outro saco e encontrará 7  quadradinhos da barra de chocolate. c) Que fração do chocolate ele recebeu ?  Somente os meninos da turma deverão responder - 7/30. 
Agora a professora continuará perguntando: 
Que fração do chocolate recebeu o primeiro e o segundo alunos juntos ? 
Os alunos deverão responder em dupla em uma folha de papel -  6/30 +8/30 = 14/30. 
e) Que fração do chocolate recebeu o segundo e o terceiro ? 
Os alunos deverão responder com a mesma dupla - 8/30 + 7/30 = 15/30. 
3ª – Atividade:
Agora a professora pedirá que os alunos formulem uma pergunta para a seguinte sentença envolvendo o que aconteceu com as barras de chocolate. Ela escreverá no quadro de giz - 30/30 - 7/30 = 17/30 
 Selecionará alguns alunos para apresentarem suas perguntas e colocar para serem discutidas pela turma. 
4ª Atividade: 
A professora esconderá embaixo de algumas carteiras alguns círculos. 

Eles serão: 
·                      três círculos divididos em 8 partes e  2 partes coloridas ;
·                      quatro círculos divididos em 8 partes e   5 partes coloridas ;
·                      dois círculos divididos em 8 partes e   1 parte colorida ;
Os alunos depois de descobrirem os círculos escondidos debaixo das carteiras formularão perguntas pertinentes a divisão em oito partes e ao colorido. Deverão ser orientados pela professora a criarem situações problema para serem resolvidos pelo grupão. Esta atividade estará objetivando o desenvolvimento do raciocínio fracionário no cotidiano dos alunos. 

4. RECURSOS
Barra de chocolate; 
Círculos coloridos em madeira; ( Círculos de Frações )
 
Cartolina branca;
 
Lápis de cor.
Textos impressos, projetor de slides,
notebook, vídeo software (jogos educacionais sobre os números decimais);
Recursos Complementares
http://site%20www.mathema.com.br/
http://clickjogos.uol.com.br/jogosonline/esportes/xadrez/
http://br.answers.yahoo.com/quetion/index?quid...


5. AVALIAÇÃO
Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática. Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula. Os alunos demonstrarão seus conhecimentos durante a realização das atividades das propostas pela professora. Todos os trabalhos realizados pelos alunos, serão expostos em murais, com o objetivo de fixar os conteúdos dados.

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